Psicopedagogia

Ciência que atua na avaliação, diagnóstico e intervenção de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, identificando as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo a ser aprendido. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo. E a intervenção se dá por meio de estimulação cognitiva.

O psicopedagogo clínico atende crianças, adolescentes e adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, identificando as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo a ser aprendido. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção).

Quando procurar um Psicopedagogo?

O psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem, seja na infância ou na vida adulta.

É o profissional mais competente para atuar em uma situação de dificuldade de aprendizagem a qual caracteriza seu campo de formação, pesquisa e atuação.

A dificuldade de aprendizagem pode ser de  origem orgânica, de origem intelectual /cognitiva, de origem emocional (incluindo-se á família), então o trabalho poderá ser em conjunto com outros profissionais.

É comum o professor ser o primeiro a perceber os sintomas dos distúrbios de aprendizagem na criança, a medida que inicia o trabalho de alfabetização.   Os pais nem sempre conseguem detectar esses sintomas com facilidade, pois sua tarefa de educação (e os são realmente, os primeiros ensinantes) não restringe tão somente à alfabetização, mas também a muitas outras atividades e tarefas diárias.

Nesse sentido qualquer que seja a dificuldade do indivíduo em aprender o psicopedagogo é o profissional indicado.

A escola me chamou para conversar. E agora? o que faço?

Não precisa se assustar. É um bom sinal quando a escola toma essa atitude. Os educadores estão comprometidos com os alunos e seu bem-estar. Possivelmente o professor detectou  e saberá como explicar e dará o encaminhamento para uma psicopedagoga indicada pela escola ou você deverá levar seu filho a uma psicopedagoga de sua conveniência. Mas é preciso levar a criança!

Que tratamento fazer?

O profissional elaborará um diagnóstico através de entrevistas com os pais e sessões com a criança de forma isolada. O tratamento terá sua duração diretamente ligada ao distúrbio de aprendizagem detectado e se necessário também o encaminhamento a outros profissionais da saúde como: psicólogo; fonoaudiólogo; psiquiatra; neurologistaentre outros.

Contato

11 2129-7999 / 11 99660-2868 
atendimento@psicoespecialidades.com.br

Rua Tijuco Preto, 634 - Tatuapé
São Paulo - SP - CEP 03316-000

10 + 3 =

WhatsApp Chat
Enviar